sexta-feira, 3 de julho de 2009

Efeitos especiais marcam a quinta noite do Arraial Flor do Maracujá

Nas apresentações do 5º dia da Mostra de Quadrilhas e Bois-bumbás do Arraial Flor do Maracujá o público foi surpreendido com algumas surpresas e inovações levadas para o curral por grupos folclóricos.
Com o tema “Da China para o Brasil: veja só como o balão surgiu”, os brincantes da quadrilha mirim ‘Rodopio do Nacional’ entraram no curral vestidos com figurinos inspirados nas roupas chinesas dos antigos impérios e ao som dos tradicionais instrumentos orientais. “Contamos a história do balão desde sua criação, há mais de 2 mil anos, quando ele era utilizado para identificar o quarto de qual das suas sete esposas estava o imperador da China, até ele virar o símbolo das festas juninas do Brasil, quando adquiriu novas cores e formatos”, contou Gilberto Correa, coreógrafo da quadrilha.

A quadrinha J.U.A.B.P. levou para o arraial o tema “Água, Mitos e Lendas”. Na abertura os brincantes saíram de gigantes águas vivas para unirem-se a seus pares que tinham em seus figurinos voais azuis imitando ondas do mar na coreografia de apresentação.
O momento mais emocionante foi quando toda a quadrinha, de sombrinhas em mãos, dançou a música “Terra, planeta terra” sob uma chuva de papeis brilhantes, e também no final, quando, de luzes apagadas, os brincantes apresentaram uma coreografia com luzes nas mãos. “Achei uma linda apresentação. Adorei tudo. A J.UA.B.P está de parabéns e todos os outros grupos folclóricos também”, destacou Val Ferreira, presidente da Uveron – União dos Voluntários de Rondônia.
O boi mirim ‘Veludinho’, que há 19 anos se apresenta no Flor do Maracujá e há oito anos está invicto no primeiro lugar, levou para o curral o ‘Macaco gigante da Amazônia’. “Apresentamos uma lenda de um bicho selvagem, grande que vivia nas matas amazonenses”, explica Veretiano dos Santos, presidente do grupo.

A última apresentação foi do boi-bumbá ‘Az de Ouro’, que contou a lenda da Cobra Grande. Os destaques foram as alegorias que o grupo levou para o curral. Entre enormes árvores de papel saiam grandes cobras. Um tigre e um pássaro também decoraram o curral. A Rainha da Batucada saiu de um balão e a Sinhazinha estava com uma alegoria de estrelas. “A cada noite essa festa fica mais bonita. Apresentações criativas, inovadoras surpreendem e divertem a todos. Eu, o governador Ivo Cassol e toda a equipe da coordenação desse Arraial estamos muito felizes com o sucesso de público e repercussão”, comemorou Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Fonte: A/I SECEL - Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário