quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Carta de David Assayag aos Torcedores

Querido (a) Torcedor (a).

Sinto-me emocionado e feliz em poder conversar com você nesse momento tão delicado de minha vida, nesse momento de mudança.

Sei que muitas perguntas estão sendo feitas nesse momento, muitos questionamentos, e quero esclarecer antes de tudo que a nação vermelha e branca terá sempre destaque em meu coração, a emoção vivida na arena durante esses anos, nunca poderei apagar de meu coração.
Como cantor e músico, vivo da minha profissão e por tanto mereço receber cachês para honrar com meus compromissos de cidadão.

Tenho uma necessidade especial causada pela falta de visão, e isso me leva a ter um cuidado maior para comigo.

Defendendo o item 02 do Festival Folclórico de Parintins, nunca fiz valer minhas necessidades especiais, nunca questionei com qualquer diretoria os perigos que me impuseram na arena. Subi em alegorias algumas vezes, sem a mínima segurança, sempre sozinho, pondo em risco minha vida. Meu contrato sempre foi o último a ser visto, e nunca assinado, Peçam, que mostrem algum contrato meu assinado, pra ver se eles mostram, não existe. Tinha muitos deveres, muitas obrigações, mas nunca tive um plano de saúde, nunca me perguntaram se a garganta do "rei" estava como devia estar, pronta para cantar e alegrar a nossa galera, direitos trabalhistas, também nunca tive. Estive presente em todas as apresentações oficiais e não oficiais do Garantido em 15 anos, sempre cantei, sempre representei com orgulho o Boi da Baixa. E quando me vejo na condição de concorrer a um cargo na direção maior da Associação Folclórica, ao perder sou chamado de mercenário, de aproveitador, de falso cego.

E me pergunto amigo torcedor, o que eu poderia dar mais ao Garantido?

Ousei sonhar como uma Associação menos castradora.

Só para você entender o nível de insatisfação no Boi Bumbá Garantido atualmente, vários artistas estão saindo do lado vermelho, posso citar aqui o nome do meu amigo e grande compositor Paulinho Du Sagrado, outros artistas que trabalharam na campanha receberam uma carta comunicando que estão afastados do Boi por quatro anos. Eu pergunto isso é democracia? Isso é liberdade de escolha? Como podemos crescer politicamente se quando tentamos, somos exilados? Castrados de nossas raízes.

Assinei contrato com o Boi Bumbá Caprichoso e fiz consciente do dever cumprido do lado de lá, fiz por ser um profissional da área de música, por entender que o Festival, que Parintins, que a Cultural do Boi Bumbá é mais importante para você torcedor, do que as cores que eu defenda na arena. Fui chamado para representar uma grande associação, um grande grupo de torcedores que entendem que cantar é a minha prioridade. Vou defender as cores azul e branco com carinho, com fidelidade, com garra e com o mesmo profissionalismo.
Acredito que no Boi Caprichoso o tratamento seja diferente, pois só pra começar assinei um contrato global, que entre outros benefícios me dá um plano de saúde, segurança e proteção para usar alegorias, e etc. Acreditem-me eu nem sabia mais, como é bom ser tratado com o mínimo de respeito, sem falsos tapinhas nas costas, me chamando de meu rei.

Espero que você torcedor, entenda agora, que a questão não foi nunca financeira, pois no boi Garantido eu também era bem pago, só que no recebimento usavam de molecagem, esse é o termo certo "molecagem", pois se eu tinha 1.000 a receber dividiam de 100 vezes, em quanto que "certos" contratos eram pagos à vista, só que quando eu entrava na arena do bumbódromo eu não cantava a prazo e dava tudo de mim, nunca fiz corpo mole, sempre defendi meu item com garra, por isso sou vencedor todos esses anos em meu item, sempre ajudei o boi a ganhar, se perdemos algumas vezes, não foi por culpa minha, sempre com a ajuda da galera e outros itens mais, fizemos história no boi Garantido, por isso sou chamado carinhosamente de "rei", por inúmeras vezes cantei de graça, e cantaria quantas vezes mais o crescimento do festival precisasse. Só me recuso a ser explorado levianamente, ser explorado para enriquecimento ilícito de alguns espertos. Sei que magoei muitas pessoas, fãs, e amigos com minha decisão, peço muitas desculpas, até minha família ficou surpresa com minha decisão, mais confesso a vocês que eu já não aguentava mais tanto descaso, não só na minha parte, mais com outras situações também.
Um abraço no coração de cada um de vocês e que Deus nos ilumine e trace sempre o melhor caminho para todos, e nos encontraremos no bumbódromo, no Festival de Parintins em 2010. Se Deus assim me (nos) permitir.

(ass.) David Assayag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário