segunda-feira, 29 de junho de 2009

Cultura nordestina: proposta das quadrilhas do fim de semana no Flor do Maracujá

O fim de semana foi agitado no espaço do Arraial Flor do Maracujá. O público lotou as arquibancadas todos os dias para assistir a apresentação das quadrilhas: Rosas de Ouro Mirim, Matutos da Cidade Grande adulta e Girassol das Três Marias, adulta, no sábado; e no domingo as quadrinhas: A Roça é Nossa, mirim e adulta, Nova Estação, adulta, e Cabuletê, adulta.

No domingo o secretário da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) Jucélis Freitas, recebeu o governador Ivo Cassol, a primeira dama Ivone Cassol e o senador Expedito Júnior que assistiram a apresentação de todas as quadrilhas. “Esta é uma festa que o povo de Porto Velho faz com o coração. Mesmo sem dinheiro todos os anos eles estão aqui com lindas apresentações para mostrar o valor do folclore rondoniense. Por isso, desde 2003, o Governo do Estado investe todos os anos para tornar essa festa ainda mais bonita e dar condições para os grupos melhorarem suas apresentações”, destacou Ivo Cassol, que também reforçou seu desejo de construir um espaço definitivo para a festa. “Já temos o projeto e parte dos recursos para a construção de um complexo onde vai ficar o novo estádio, o espaço para as apresentações do Flor do Maracujá e do carnaval e também um centro de convenções. Mas precisamos de um terreno e a área do Ministério da Defesa, que fica entre a Lauro Sodré e a Jorge Teixeira, seria ideal. Estamos lutando para que o Governo Federal libere aquela área que não é utilizada para nada”.

Apresentações

A quadrilha “A Roça é Nossa” mirim, do bairro Esperança da Comunidade, levou para o curral as “Histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo” e todos os seus personagens. O grande momento da noite foi a apresentação de bonecas da Emília que saíram de caixas-surpresas.
A Roça é Nossa, adulta, resgatou a cultura nordestina com a representação da “Feira de Mangaio”, um tradicional espaço de Caruaru, município de Pernambuco. Com barracas espalhadas pelo curral decoradas com peças de artesanato, roupas, frutas e objetos tipicamente nordestinos a quadrilha dançou o São João.
Com o tema “Festa no sertão em noite de São João” a quadrilha adulta Nova Estação, do bairro Caladinho, também lembrou as influências nordestinas. Destaque para as bandeirinhas que decoraram os figurinos e acessórios dos brincantes.
A Cabuletê, do bairro Tucumanzal, foi o último grupo a se apresentar com o tema “A festa do povo para o povo”. A intenção foi representar o público do Arraial Flor do Maracujá através de seus brincantes e resgatar alguns passos das quadrilhas tradicionais, como o túnel e a maresia.
Fonte: A/I SECEL - Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário