quarta-feira, 3 de junho de 2009

O HOMEM DE NAZARÉ

Grupo Êxodo apresenta mudanças significativas a partir desse ano em seu espetáculo.

A partir desse ano o Grupo Teatral Êxodo contará com algumas mudanças significativas na estrutura da produção, montagem e encenação da peça “O Homem de Nazaré”, cujo slogan é: “Uma paixão integra a Amazônia”. De acordo com o seu presidente, José Monteiro, a integração referente diz respeito ao uso de atores de outras praças que estarão fazendo parte da produção da peça a partir desse ano. Cerca de 50 atores do interior de Rondônia estarão participando da encenação, em papéis coadjuvantes e secundários, contrariando o que ocorria desde a sua fundação, há 35 anos, quando o grupo deu início a sua trajetória vitoriosa com jovens católicos, aspirantes a atores, exclusivamente de Porto Velho.
Dentro desse contexto de integração a grande novidade esse ano é que o papel central da peça, no caso Jesus Cristo, contará com a interpretação de dois atores. Além de Omedino Pantoja, tradicional intérprete de Cristo, o grupo terá a presença do ator amazonense Sérgio Uchôa, artista conhecido em Manaus (AM), com atuação nas áreas de cinema, teatro e vídeo.
Questionado sobre a presença dos dois atores em interpretar um único personagem, Monteiro disse que foi feita uma estratégia de distribuição de cenas para cada um deles, onde o público que acompanhar o espetáculo quase não notará a diferença entre um ou outro em cena.

Omedino Pantoja deve entrar no início da peça até a sequência anterior ao “sermão da montanha”, em seguida troca-se e entra Sérgio Uchôa, que deve permanecer até a cena anterior a “santa ceia”, com Omedino retornando até o final, com a “ressurreição de Jesus Cristo”.

OUTRAS MUDANÇAS

Outra mudança significativa é a nova gravação de vozes e trilhas que será utilizada no espetáculo, que, segundo Monteiro, foi toda refeita, melhorando em 100% a qualidade do som. Afinal, segundo ele, há cinco anos havia sido feita a última gravação e era hora de refazer o áudio da peça.

A responsabilidade do ator Omedino Pantoja também dobrou esse ano, pois ele assumiu a direção geral do espetáculo e deve utilizar toda sua experiência nos 28 anos em que interpretou o papel de Jesus. Conhecedor de todos os meandros da produção de “O Homem de Nazaré”, Omedino dará um novo fôlego ao espetáculo que há dois meses vem sendo preparado com ensaios e apuro nas partes técnica e cênica.

Esse ano a peça tem cerca de 150 pessoas envolvidas na produção, entre técnicos de som, iluminação, cenografia, vestuário e contra-regras.

Conhecido como o maior espetáculo teatral à céu aberto da região Norte, o “Homem de Nazaré” constitui há muito tempo em Rondônia como um referencial artístico, religioso de grande prestígio nacional. Em cima da sua tradição em manter uma qualidade ímpar, no uso do maior teatro aberto do Norte brasileiro, “Jerusalém da Amazônia”, a peça já contou com a participação de artistas renomados como os atores Carlos Vereza (que atuou por 3 anos) e Lucélia Santos (que atuou por dois anos), oportunidades essas em que o público pôde conferir a majestosa encenação do grupo.

SOLIDARIEDADE

Dentro dessa integração proposta pelo Grupo Teatral Êxodo comporta também a prestação de serviço social, a solidariedade. Com apoio total da UVERON (União dos Voluntários do Estado de Rondônia), através da primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, o ingresso para assistir os três dias de apresentação na Jerusalém da Amazônia será um quilo de alimento não perecível.

A arrecadação desses alimentos será direcionada a entidades carentes cadastradas na UVERON. José Monteiro alertou que é impreterivelmente necessário que as pessoas participem dessa campanha de arrecadação de alimentos para ter acesso ao espetáculo, e lembrou que no local estará funcionando um mercado com produtos a preços acessíveis para caso alguém esqueça de levar o quilo de alimento na hora de trocar pelo ingresso.

“O Homem de Nazaré” será apresentado nos dias 11, 12 e 13 de junho, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Amazon Sat no dia 12 e cobertura jornalística realizada pelo jornal eletrônico Rondoniaovivo.com. O teatro "Jerusalém da Amazônia" fica na BR 364 (sentido Cuiabá) a 15 quilômetros da Capital e conta com placas indicativas em todo seu trajeto.

Mais informações a respeito das apresentações e do Grupo Teatral Êxodo podem ser obtidas através do número de celular 9241-6898, com José Monteiro.

Fonte: Rondoniaovivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário