sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

COPA DO MUNDO: Brasil enfrenta Portugal já na primeira fase

Seleção estréia contra a Coréia do Norte e ainda encara a Costa do Marfim no Grupo G.

O Brasil não deu a sorte dos últimos mundiais e caiu em um dos grupos mais difíceis da Copa do Mundo de 2010. No sorteio, que aconteceu nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo, na África do Sul, a seleção vai enfrentar na primeira fase Portugal, de Cristiano Ronaldo, a Costa do Marfim, de Didier Drogba, e a Coreia do Norte.

O sorteio começou bem para o time de Dunga, que caiu como cabeça de chave do Brasil do Grupo G, justamente o preferido pela comissão técnica. Desta forma, a seleção faria menos deslocamentos durante a Copa do Mundo e jogaria as duas primeiras partidas na capital, Joanesburgo. O primeiro país sorteado para o grupo brasileiro também agradou: a Coreia do Norte. Mas aí os ventos parecem ter mudado de lado. E levaram Costa do Marfim e Portugal para o lado da seleção.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 15 de junho, em Joanesburgo, contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, local em que a seleção conquistou a Copa das Confederações neste ano. No dia 20 de junho, o Brasil encara a Costa do Marfim, novamente em Joanesburgo, mas no estádio Soccer City. E encerra a participação na primeira fase no dia 25 de junho, contra Portugal, em Durban.

Dos adversários da primeira fase, a seleção já enfrentou em Copas do Mundo apenas Portugal. E a lembrança não é boa. Foi em 1966, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase após perder por 3 a 1 para os portugueses. Curiosamente, Portugal conta com jogadores nascidos em terras brasileiras como o meia Deco, o zagueiro Pepe e o atacante Liedson.

Se ficar em primeiro lugar no Grupo G, o Brasil pode enfrentar Espanha, Itália, Argentina e Alemanha apenas na final se essas seleções também ficarem na liderança na primeira fase. E em um caminho mais fácil, o Brasil teria pela frente Chile ou Suíça nas oitavas, Holanda ou Paraguai nas quartas, França e Inglaterra na semifinal.

GRUPO A
África do Sul
México
Uruguai
França
GRUPO B
Argentina
Nigéria
Coréia do Sul
Grécia
GRUPO C
Inglaterra
Estados Unidos
Argélia
Eslovênia
GRUPO D
Alemanha
Austrália
Sérvia
Gana
GRUPO E
Holanda
Dinamarca
Japão
Camarões
GRUPO F
Itália
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia
GRUPO G
BRASIL

Coréia do Norte
Costa do Marfim
Portugal
GRUPO H
Espanha
Suíça
Honduras
Chile
Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário