domingo, 9 de agosto de 2009

Festival de Guajará - Sonorização prejudica apresentação do Boi-Bumbá Malhadinho

O Boi-Bumbá Malhadinho encarregado de abrir o XV Festival Folclórico de Guajará-Mirim na noite de sexta feira (7) foi prejudicado pela péssima sonorização instalada na arena do bumbódrmo. Apesar dos apelos da direção artística do bumbá do bairro Santo Antônio em insistir com a coordenação da festa no sentido de tomar providência para melhorar a qualidade do som, nada foi possível fazer uma vez que a empresa ganhadora da concorrência para colocar iluminação e sonorização no bumbódromo, aceitou reforçar sua aparelhagem utilizando equipamento de uma empresa de Guajará.
Diante do impasse, o Malhadinho entrou na arena por das 23h30 após exigir da coordenação que enxugasse parte da quadra que se encontrava com algumas poças d’água. Cronômetros ligados e o boi azul começa a apresentar o tema Etnias, Raça Brasil, recebido pelo público que lotava as arquibancadas e camarotes com aplausos, a galera azul vibrava a cada chamamento do apresentador em quanto à equipe comanda pelo artesão K-Bral tratava de montar os módulos que formavam os cenários de quadro. Foram três cenários com 3 alegorias cada um. E entram Porta Estandarte, Tainara Argolo; levantador de toada Tani Melhem; Sinhazinha da Fazenda Naiara França; Amo Léo de Souza; Catirina e Pai Francisco; Rainha do Folclore Sandra Viana; Cunhã Poranga Jennyffer Souza; Pajé Cleiton Lopes além das tribos Curumins, Pakaás Novos, Oro-Win, Macurape e Karitiana coreografadas por Dorimitis, Cleiton Lopes e Sandra Coelho; Vaqueirada que foi coreografada pelo Evaldo Lucino.
Apesar dos problemas com a sonorização, o Bumbá fez boa apresentação apresentando alegorias em grandes dimensões. O ritual Karopsihi (Oferenda a Tupã), apesar da expectativa, não foi bem desenvolvido pelo pajé. “A imprensa ao invadir parte da arena prejudicou em parte, nossa apresentação”, reclamava Cleiton Lopes.
Diante de tantos problemas, a direção do Boi Malhadinho entrou com recursos na tentativa de anular as apresentações de sexta e sábado. O resultado dos recursos seriam julgados no final da tarde de ontem 9, pela Comissão Presidida pelo Secretário de Cultura de Guajará-Mirim Daian Saldanha, que conta com representantes do Ministério Público, Chefe do Gabinete do Prefeito, representantes dos bumbas além do representante da Secel Luiz Gouveia. “De ante mão sugerimos que os quesitos Maruja/batucada. Levantador de Toada e Apresentador sejam julgados apenas durante as apresentações de domingo”, disse Daian.


Flor do Campo
Rondônia, Floresta de Encantos e Mistério


Após cinco festivais sem ganhar, o Boi-Bumbá Flor do Campo entrou na arena na noite de sábado (8), disposto a quebrar a hegemonia do contrário. Com um cenário de mais de 15 mestrois de altura que serviu de “cortina” para o palco onde cemeçaram a se apreswentar o tema que aos pouicos foi encasntando o público que super lotou om bumbódro na segunda noite do Xv Festival Folclórico de Guajará Mirim o grupo dirigido pela dona Georgina e seu Mário, saiu da arena com gritos de “é campeão, é campeão”. Acontece que o Flor do Campo por se apresentar na segunda noite do festival, pode corrigir algumas falhas apresentadas na noite anterior durante a apresentação do contrário.
Os presentes ao bumbódromo (exceto os torcedores do boi azul), foram unânimes em afirmar que o vermelho e branco d bairro Tamandaré se dependesse apenas da quela apresentação seria realmente o campeão do XV Festival Folclórico de FGuajará Mirim.
Do animador Carlos Albertio ao ritual, passando pelo apresentador Ricardo Lira Maia; Porta Estandarte Rhai8la Motta; Levantador de Toada Sandro Menacho; Rainha do Folclore Adriane Silva; Amo Mauro Rocha; Tripa Cleidson Ramos; Cunhã Poranga Polyana Lataliza e Pajé Régis Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário