segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Governo do Estado paticipa de conferências de Cultura em 30 municípios de Rondônia

Em duas semanas percorrendo o interior do Estado, a equipe de técnicos da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) participou das Conferências Municipais de Cultura em 30 municípios rondonienses.

A meta do Governo do Estado era articular a participação de pelo menos metade dos municípios nessa discussão sobre os rumos da política pública para a cultura brasileira. “Conseguimos articular as conferências em mais municípios do que esperávamos. Disponibilizamos técnicos que participaram das conferências como palestrantes e no apoio a organização dos eventos. Agora estamos na fase de organização da etapa Estadual e queremos promover um grande encontro dos produtores e gestores culturais de Rondônia para apontar políticas públicas que atendam as necessidades de nosso estado”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.

Os municípios que realizaram as conferências municipais são: Chupinguaia, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso, Rio Crespo, Alto Alegre do Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Castanheiras, São Felipe D’Oeste, Vilhena, Ji-Parará, Guajará-Mirim, Jarú, Presidente Médici, Cacaulândia, São Miguel do Guaporé, Alta Floresta do Oeste, Machadinho, Buritis, Vale do Anari, Porto Velho, Mirante da Serra, Costa Marques, Vale do Paraíso, Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Colorado D’Oeste. “Alguns municípios maiores já estão envolvidos no processo de desenvolvimento cultural. Portanto, nossa maior conquista foi estreitar o diálogo com os municípios menores que ainda estão no processo inicial de discussão sobre conceitos culturais. A exemplo dos pequenos grandes municípios de Chupinguaia e Buritis, que deram uma aula de mobilização da sociedade civil e de produção cultural com seus artistas, produtores e gestores públicos”, destaca Luis Gouveia, gerente de cultura.

Entre as demandas apresentadas pelos delegados que participaram das Conferências Municipais as mais citadas foram: falta de mecanismos de financiamento, de capacitação para concorrer a editais públicos e a necessidade de cada município e do governo do estado criarem Leis de Incentivo a Cultura, Conselhos de Cultura, Fundos de Cultura e elaborarem um Planos de investimento no setor.

Fonte: A/I SECEL - Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário