segunda-feira, 10 de maio de 2010

NOTA DE REPÚDIO

A Sociedade Cultural Até Que a Noite Vire Dia e a Comunidade do Bairro Mocambo, vem a público expressar seus sentimentos de repúdio à matéria de capa veiculada em um Jornal da Capital, tentando denegrir a imagem do bairro e a conduta de seus honrados moradores. A comunidade ficou indignada com a afirmação do Delegado Titular da DENARC, citando que o Bairro Mocambo “é o rei das bocas de fumo na Capital”. Diante de tal afirmação a comunidade geral do bairro mocambo, lança um desafio ao Titular da DENARC e toda sua equipe, “QUE ELES ACABEM COM AS BOCAS DE FUMO EXISTENTES NO BAIRRO, CASO CONTRÁRIO HÁ ALGUMA CONIVÊNCIA DAS AUTORIDADES COM O TRÁFICO DE DROGAS”.



Assinam:


Sociedade Cultural Até Que a Noite Vire Dia

&

Comunidade do Bairro Mocambo

Fonte: Assessoria

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CASA DA CULTURA IVAN MARROCOS

Acontece na CASA DA CULTURA IVAN MARROCOS, em Porto Velho-Rondônia - Brasil


Exposição de Artes COLETIVA DE MAIO

com a participação de 30 artistas plásticos

em homenagem ao Dia Nacional do Artista Plástico, 08 de Maio


COQUETEL DE ABERTURA: 07 de Maio

HORÁRIO: 20:30h

LOCAL: Casa da Cultura Ivan Marrocos


Fonte: Assessoria

sexta-feira, 2 de abril de 2010

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO – NOVA JERUSALÉM - PERNAMBUCO

Das ruas para o maior teatro ao ar livre do mundo, assim começou a ser encenado o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Era 1951 e o comerciante Epaminondas Mendonça teve a ideia de realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A inspiração partiu após ler em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau realizavam uma apresentação semelhante.

Enquanto Epaminondas atraia hóspedes para o hotel da família e movimentava o comércio local, Sebastiana, sua esposa, de veia artística cultural e teatral, cuidava da direção do espetáculo.

De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que juntos contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local.

Mais no ano de 1956, Plínio Pacheco chega a Fazenda Nova e encanta-se pela bela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas.

O romance intensificou e logo se casaram. Plínio passa a escrever os textos da peça e a cuidar da direção.

As encenações seguem até 1962 quando, após ter tido a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém, Plínio Pacheco decide colocar em prática.

Porém, o plano só veio a se concretizar em 1968, sendo realizada a primeira apresentação.

Desde então são 42 anos de representações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores do Brasil e do mundo.

Dentro das monumentais muralhas de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) prepara-se para a realização da 43ª temporada da Paixão de Cristo. A passagem mais conhecida da história da humanidade tornou-se, há mais de quatro décadas, um dos maiores acontecimentos teatral do Brasil. Com 100 mil m², a cidade-teatro, obra idealizada e construída por Plínio Pacheco, fica a 180 Km de distância do Recife.

O maior teatro ao ar livre do mundo e a Paixão de Cristo nele encenada tornaram-se, neste ano, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. Empenhada em melhorar a qualidade, a STFN traz as apresentações de 2010, que serão realizadas entre os dias 26 de março e 3 de abril, grandes melhorias no sistema de iluminação cênica e a re-instalação geral do moderno sistema de som, que foi utilizado experimentalmente no ano passado. Além da renovação geral das 800 peças do figurino e adereços. Um espetáculo único, encantador e muito especial.

Porém a grande novidade é um dia a mais de apresentação. A sexta-feira, dia 26 de março, será dedicada especificamente às pessoas idosas e com dificuldades de locomoção. Para isso serão disponibilizados 5 mil ingressos, 200 cadeiras de rodas e ainda uma pessoa capacitada a conduzir cada cadeirante. A primeira noite também estará aberta ao público em geral. E já nos dias seguintes será reservado um espaço na platéia com 50 cadeiras, todas com um acompanhante a disposição.

Com um elenco de empolgar e emocionar multidões, a Paixão de Cristo traz para 2010 grandes atores da cena nacional nos principais personagens. Esta ano, Jesus será interpretado por Eriberto Leão.

Nascido em São José dos Campos, o ator de 37 anos, viverá, pela segunda vez, o Filho de Deus em Nova Jerusalém, tendo feito sua primeira interpretação em 2005. Também estarão no elenco os globais Suzana Vieira vivendo Maria, Mauro Mendonça, que interpreta Herodes, Paulo César Grande como Pilatos e Dig Dutra no papel de Madalena.


A Paixão de Cristo emociona turistas do Brasil e do mundo

Assistida por mais de dois milhões e meio de pessoas, a cidade-teatro encanta turistas nacionais e internacionais. Ao todo são nove palcos cercados por uma muralha de 3.500 m e 70 torres. Todas as noites, em pouco mais de duas horas, a multidão segue os passos de Jesus e seus seguidores. Sob o céu estrelado do agreste pernambucano, o realismo das cenas, da fisionomia e dos trajes dos personagens, transformam meros espectadores em figurantes massivos.

A grande história de fé, esperança e emoção tem público médio diário de 8.000 pessoas e é contada por 60 renomados atores da Região Nordeste e da Rede Globo, além de mais 500 figurantes. Outro ponto forte da encenação é a infra-estrutura técnica. Som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos especiais e um elaborado figurino. A cada renovação, mudança de cenários, novos atores e equipamentos atualizados, uma nova emoção é despertada nos visitantes. Por isso, muitas pessoas que já assistiram voltam à Nova Jerusalém. Venha você fazer parte do maior espetáculo da Terra.

Números do espetáculo de Nova Jerusalém

Em 42 anos de temporadas ininterruptas, realizadas na cidade-teatro de Nova Jerusalém, mais de 2 milhões de pessoas já assistiram e aprovaram o mega-espetáculo da Paixão de Cristo;

60 atores;

500 figurantes;

400 profissionais que formam as equipes de som, luz, restaurante, hospedagem, posto médico, segurança, contra-regra, guarda-roupa, administração e coordenação;

400 profissionais que formam as equipes de som, luz, restaurante, hospedagem, posto médico, segurança, contra-regra, guarda-roupa, administração e coordenação;

23,7 mil refeições são servidas a atores, figurantes e equipe nos dias de espetáculos e ensaios;

100 mil m² é a área total da cidade-teatro;

9 dias de espetáculo

860 refletores são utilizados para iluminar os cenários e platéias, num total de, aproximadamente, 1,29 milhão de watts de potência;

72 gabinetes de som digital de última geração com 150 mil watts de potência RMS;

800 figurinos fazem parte do guarda-roupa principal e roupas reservas;

13 catracas eletrônicas para dar acesso ao público;

AS IMAGENS DESTE EVENTO ESTÃO DISPOSTAS NA GALERIA DE FOTOS DO GALO.


Fonte: (site) novajerusalem.com.br



quarta-feira, 24 de março de 2010

Arraial Flor do Maracujá - 2010


A maior festa folclórica de Rondônia já tem data e local confirmado para a edição de 2010. O evento será realizado de 25 de junho a 04 de julho. O Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer realizará a 29º Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás do Arraial Flor do Maracujá em um espaço de mais de 320 mil m2 em uma região de fácil acesso na capital, na avenida Migrantes, atrás do Cetene. “Com uma área muito maior do que o antigo espaço onde a festa era realizada organizaremos uma festa muito mais grandiosa, com mais conforto, segurança e diversão para a população de Porto Velho”, adianta Jucélis Freitas, secretário da Secel.

De 25 de junho a 04 de julho.

No projeto de execução da festa já estão previstas mudanças na estrutura física do evento como ampliação de palco, arena de apresentação dos grupos, arquibancadas, camarotes, área de lazer, além do estacionamento, um problema em anos anteriores. “Teremos um estacionamento organizado e com segurança para abrigar mais de mil carros. Os espaços de lazer como barracas e parque de diversão também terão mais espaço. O sistema de limpeza da área também ganhará atenção especial. A população de Porto Velho cresce rapidamente e com ela cresce também o Flor do Maracujá, por isso, é preciso maior atenção na organização da festa, para oferecer diversão com conforto e segurança”, complementa Jucélis Freitas.

Fonte: Assessoria/Secel

terça-feira, 23 de março de 2010

quarta-feira, 10 de março de 2010

TEIA CULTURAL DA AMAZÔNIA - Rondônia tecendo a teia

Aconteceu em Belém(PA) de 04 a 07 de março a Teia Cultura Amazônica, evento este que reuniu grande parte dos pontos de cultura da região norte, foram contatados e inscritos 22 pontos de cultura de Rondônia no evento, pelo nosso Representante na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, “Raimundo Melo” que é Coordenador do Ponto de Cultura Art Total no município de Ariquemes, mas apenas 16 representantes se fizeram presentes no encontro.

O acontecimento foi providencial, para os presentes, ganharam mais conhecimentos sobre engrenagem de como funciona o Programa Cultura Viva, que tem diretamente em seu bojo os pontos de cultura, uma experiência que a cada dia ganha força, não pela sua maneira de beneficiar quem faz cultura, mais pela forma de como deve ser administrada, gerando protagonismo e emponderamento, essa administração inversa (SOCIEDADE x ESTADO) é a prática e a verdadeira concepção do Programa de Cultura Viva: Educação Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura.

Na roda de conversa que contou com a participação de Célio Turino, Secretário de Cultura e Cidadania o Minc, de Dan Baron do (IDEA) Delson Cruz (Representante Regional Norte do Ministério da Cultura, aconteceu uma sinergia de idéias, momento importante de crescimento político cultural para os presentes.

Por Teia ? é algo, que tem várias partes que estão interligadas umas as outras, logo o entendimento que se tem é que os pontos são, pessoas que através de suas atividades estão interligadas com um único objetivo a valorização do ser humano por meio da cultura, hoje nossa teia de Rondônia está sendo tecida por, 30 (trinta) pontos de cultura que deverão se complementar para fortalecer a TEIA. Estão todos envolvidos pela mesma causa.

A programação contou várias atividades culturais entre elas: exposições literárias, grupos folclóricos, musicais, roda de carimbo, no Iaça e mostra audiovisual. Quanto as propostas apresentadas uma das mais debatidas foi o custo amazônico, ou seja a nossa realidade é diferente das demais regiões, os valores aqui são bem mais altos para fazer a circulação de um evento por causa das condições geográficas, os adereços tem um valor mais elevado, de forma que essas e outras proposta estão sistematizadas para a Teia Nacional que acontecerá em Fortaleza de 25 a 31 de março, denominada Teia Brasil Tambores Digitais, lá nossa rede será composta por 2000 representantes de Pontos de cultura de todo país, essa será a 4ª edição da teia Brasil mais isso é um outro capitulo.

Fonte: amazoniadventure.com

terça-feira, 9 de março de 2010

GUAJARÁ-MIRIM ESTÁ DE LUTO - MORRE D. MARLI FARIAS

O movimento cultural e a população de Guajará-Mirim lamentam o falecimento da carnavalesca e agitadora cultural Marli Pessoa de Farias, conhecida como "D. Marli do Periquito", fundadora e Diretora do Bloco "Periquito da Madame". Marli foi vítima de acidente automobilístico na noite da última segunda-feira (08.03), Dia Internacional da Mulher.

Esposa do também carnavalesco Jesus Bentes de Farias, Marli além de ser uma das principais dirigentes do bloco que faz a diferença no carnaval de rua da Pérola do Mamoré, atuava como Delegada da Ordem dos Músicos do Brasil, além de colaborar com todos os movimentos culturais realizados em Guajará, como o duelo da fronteira entre os Bois Malhadinho e Flor do Campo.

Segundo informações do site http://www.guajaranoticias.com.br/, o acidente vitimou além de Marli, também o seu neto Jairisson Farias Melgar, de 12 anos e aconteceu por volta das 22:30h, do dia 08 de Março e foi provocado por um táxi, dirigido em alta velocidade pel motorista Givanildo Franco Uchôa, de 28 anos, que se evadiu do local sem prestar socorro às vítimas. Marli e seu Neto Jairisson saiam da Igreja do Divino, onde acontecia o velório, de uma pessoa que era conhecida da família. O táxi vinha em alta velocidade pela Av. Princesa Isabel e atropelou as vítimas, que não resistiram ao impacto e morreram no local.

O sepultamento de Marli e do jovem Jairisson, está marcado para as 17:00h da tarde de hoje (9), no Cemitério Santa Cruz em Guajará-Mrim-RO.

Sempre que vamos participar do Festival Folclórico de Guajará-Mirim, conhecido como "Duelo da Fronteira", ficamos hospedados na residência do casal Jesus e Marli do Periquito, que sempre nos recebem com total simpatia. "Perdemos uma verdadeira amiga, enquanto Guajará-Mirim perde uma baluarte nos movimentos culturais. A família de Marli e em especial ao seu esposo Jesus as sinceras condolências da "DIRETORIA DA SOCIEDADE CULTURAL GALO DA MEIA-NOITE".

Fonte: Zé Katraca.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 2010 - VENDAS ENCERRADAS

A Diretoria da Sociedade Cultural Galo da Meia-Noite, informa aos foliões, que estão encerradas as vendas dos abadás, para o Carnaval de 2010.

O Presidente "Caúla e sua diretoria", aproveitam para agradecer a todos que adquiriram seu abadá, bem como pela confiança e credibilidade depositada na nossa entidade, "só nos resta realizarmos um grande desfile e fechar com chave de ouro o Carnaval 2010", disse Caúla.

Fonte: Assessoria do Galo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DO GALO - ENTREGA DO ABADÁ 2010

Acontece neste sábado (06.02), a última pré-carnavalesca do Galo da Meia-Noite, antes do seu desfile oficial, que acontecerá no próximo dia 11 de Fevereiro, quinta-feira, a partir da meia noite. Após o estrondoso sucesso do último sábado, onde a rainha Shênia e as princesas Paula e Eliane, apresentaram o lindo abadá 2010, que homenageia o Mestre Bainha.

A Diretoria do Galo informa que a entrega dos abadás que anteriormente estava prevista para o próximo dia 09 (terça-feira), foi antecipada para segunda-feira, dia 08 de Fevereiro, a partir das 09 horas, na Sede do Galo, situada à Rua Rogério Weber - 2597 - Bairro Caiari.

"Prezado folião, se você ainda não adquiriu seu abadá, as últimas unidades estão sendo comercializadas na Sede do Galo (3221 1375), nas Lojas Umuarama, Discolândia, Junior Sun e Lojas Real", portanto corra, para não ficar de fora do melhor, mais animado e organizado Bloco de Carnaval de Porto Velho, informa o Presidente Caúla.

Fonte: Assessoria do Galo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

GALO - APRESENTA ABADÁ 2010


A Sociedade Cultural Galo da Meia-Noite, apresenta neste sábado (30.01), seu "ABADÁ OFICIAL 2010", durante a a realização da 4ª Pré-Carnavalesca, em seu famoso terreiro, no Bairro Caiari. A apresentação ficará por conta das recém-eleitas Rainha do Galo 2010, Shenia Ferreira, da primeira Princesa Paula Aires e segunda Princesa Eliane Alves. O abadá que tem como tema principal o Mestre Bainha, foi confeccionado no interior do Estado de Pernambuco, está muito bonito e digno de todos os elogios. É só comparecer neste sábado no terreiro do Galo, a partir das 18 horas, colaborar, na entrada com um quilo de alimento não perecível e se divertir ao som maravilhoso do trio 40 Graus e das Bandas Groovie e a Banda Carijó, a Oficial do Galo.

A diretoria lembra que as poucas unidades que restam de abadás, estão sendo comercializados ao preço simbólico de R$ 30,00 (trinta Reais), na Sede do Galo (3221 1375), nas Lojas Umuarama, Discolândia, Junior Sun e Lojas Real.

Maiores informações pelos fones: 9971 3953 (Caúla), 9981 9672 e 8469 9827 (Carlinhos), 8406 0520 (Mourão) e 3221 1375 (Sede do Galo da Meia-Noite.

Fonte: Assessoria do Galo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Porto Velho Capital do Carnaval na Região Amazônica

Apesar de não contar com um espaço definitivo (sambódromo), onde as entidades carnavalescas possam realizar seus desfiles, Porto Velho a capital do estado de Rondônia, pode ser considerada a cidade da região Amazônica que reúne o maior número de blocos carnavalescos e assim sendo, não estamos escrevendo nada de errado ao afirmar que “Porto Velho é a capital do carnaval na região Amazônia”. Basta lembrar que este ano, teremos oficialmente o desfile de 26 blocos de trio elétrico e seis escolas de samba o que nos dá 30 entidades carnavalescas se apresentando pelas ruas da cidade.

Desde o dia 31 de dezembro do ano passado, quando o bloco Mistura Fina desfilou, que o carnaval de rua em Porto Velho não pára. De terça a sexta feira temos ensaios em todas as escolas de samba. De sexta a domingo os ensaios são por conta dos blocos de trio elétrico; 01 Furacão da Zona Sul, 02 Jatuarana Sul, 03 Taperebá, 04 Calixto & Cia. 05 Canto da Coruja, 06 Us Dy Phora, 07 Raça Rubro Negra, 08 Porto Fla Zada, 09 União Sinistra, 10 Até que a Noite Vire Dia, 11 Banda do Vai Quem Quer, 12 Rio Kaiary, 13 Pirarucu do Madeira, 14 CarnaLeste, 15 Jamaica, 16 Imigrante, 17 Bloco do Jegue, 18 Bloco do Alho, 19 Bloco Murupi, 20 bloco do Totó, 21 Galo da Meia Noite, 22 Bloco Arerê, 23 Bloco do Pinto, 24 Kagalho.

No final da semana que passou o destaque foi à escolha da Rainha do Bloco Galo da Meia que aconteceu sábado 23, sob a coordenação da promoter Consola com as candidatas seguindo a coreografia ensaiada pela Acedemia Chagas Peres.

No final, a candidata eleita Rainha do Bloco Galo da Meia Noite foi à jovem coreografa recém chegada a Porto Velho Shenia Ferreira, ficando como primeira Princesa a jovem Paula Aires e segunda Princesa Eliane Alves. Concorreram também as jovens Priscila Kapetinha, Jaqueline, Clarice Lopes e Thais Lima.

Fonte: Zé Katraca

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

GALO DA MEIA NOITE – ESCOLHA DA RAINHA

Acontece neste sábado (23.01), no “Terreiro do Galo”, a escolha da Rainha do Galo 2010, o evento terá a coordenação da Diretora e promoter do Galo, Consola Frota, que promete apresentar ao público lindas garotas para a disputa do concorrido título.

As inscrições já estão encerradas e as candidatas já ensaiam uma bela coreografia baseada nos famosos frevos pernambucanos, na Academia de Dança Chagas Peres, “Vai ser um show, o público vai delirar com as nossas candidatas”, confidenciou Consola Frota.
O Galo este ano vai inovar na apresentação das candidatas, visto que as mesmas desfilarão para apreciação do público, em cima do Trio 40 Graus, o que dará maior visibilidade a todos os presentes no famoso terreiro.

A 3ª Pré-Carnavalesca do Galo, acontece na Rua Rogério Weber, entre Duque de Caxias e Pinheiro Machado, no Bairro Caiari e terá início a partir das 18 horas, com a apresentação da Banda Groove Bom, e a partir das 20 horas, assume a Banda Carijó, a Banda Oficial do Galo . Para ter acesso ao terreiro do Galo é só colaborar com um Quilo de Alimento não perecível, que a Diretoria do Galo doará aos ribeirinhos, que trabalham na Feira do Produtor de Porto Velho.

As vendas de abadás continuam a todo vapor e você folião pode adquirir o seu, nos seguintes endereços:

Sede do Galo – Rogério Weber – 2597 – Bairro Caiari
Lojas Umuarama – Sete de Setembro (Centro Comercial)
Discolândia – Sete de Setembro (Centro Comercial)
Lojas Junior Sun – José Bonifácio c/ Barão do Rio Branco (Centro Comercial)
Loja Real – Sete de Setembro c/ Nações Unidas (Centro Comercial).
Maiores informações pelos fones: (69) 9971 3953 / 9981 9672 / 8406 0520 / 3221 1375.

Fonte: Assessoria do Galo.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

DIRETORIA DO GALO - INFORMA

Já encontram-se a venda os abadás do Galo da Meia-Noite, para o Carnaval 2010, ao preço de R$ 30,00 (trinta Reais).
Os pontos de vendas são:
Sede do Galo da Meia-Noite (Rua Rogério Weber - 2597- Caiari - Fone 3221-1375)
Lojas Umuarama (Rua Sete de Setembro - Centro Comercial de PVH)
Lojas Junior Sun (Rua José Bonifácio c/ Barão do Rio Branco - Centro Comercial)
Lojas Discolândia (Sete de Setembro - em frente a Galeria Central - Centro)
Lojas Real (Sete de Setembro - Centro Comercial).
Nessas quatro lojas os abadás estão sendo comercializados também no Cartão de Crédito, mas em quantidade limitada. Portanto corra, para não ficar de fora, do mais tradicional, alegre e organizado Bloco do Carnaval de Rua de Porto Velho. Aguardem que mais novidades vem por aí.
E neste sábado (16.01), não percam mais uma tradicional pré-carnavalesca, no "Terreiro do Galo", com trio-elétrico 40 Graus, Banda Groove Bom e Banda Carijó, tudo começando as 18 horas. Para ter acesso ao circuito da Alegria, colabore, levando um Quilo de Alimento não Perecível, que a Diretoria do Galo doará às famílias dos Ribeirinhos, que trabalham na Feira do Produtor, em Porto Velho.
Maiores informações através dos fones: 9971 3953 - 9981 9672 - 8406 0520 - 9971 5084
Fonte: Assessoria do Galo

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010


Na quinta-feira (07.01), o Galo da Meia Noite, capitaneado pelo Edson Caúla, prestou uma justa homenagem ao sambista, compositor e cantor Bainha.

Foi uma homenagem que pode ser resumida nas palavras do Caúla: “é uma homenagem simples, porém, muito profissional.”

E foi mesmo. Aliás, o Galo é “expert” em homenagens. Sabe reconhecer o valor das pessoas.

O Sr. Samba entrou no salão em grande estilo. Acompanhado por toda diretoria do Galo, o Sr. Samba Bainha, fez uma entrada triunfal. Depois o mestre de cerimônia Monteiro leu um pouco da vida de sambista do Bainha. Logo em seguida, foi apresentado um vídeo com depoimentos emocionantes de amigos e familiares.

E para completar a festa, teve a promessa do representante da Secretaria de Cultura do Estado, Ronildo, que prometeu editar um livro sobre a vida do Bainha. Merecido.

Quando as emoções pareciam ter chegado ao fim, o Sr. Samba foi surpreendido com uma última surpresa: duas lindas e competentes sambistas dançaram juntamente com o Sr. Samba para a alegria do excelentes público presente.

Vale registrar a presença da vereadora Mariana Carvalho, do Ocampo, Cabeleira, família Asfaltão, que ofereceu mais um show com a sua bateria, Tátá, Sílvio Santos, Ernesto Melo, José Monteiro, Toninho Tavernard, Cezinha, Carlinhos do Grupo Êxodo.

Como falou o Caúla: um evento simples, mas eficiente.

Fonte: www.sergioramos.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CARNAVAL 2010 - ENSAIO DOS BLOCOS

PROGRAMAÇÃO DAS PRÉ-CARNAVALESCAS DOS BLOCOS DE P. VELHO


BLOCO GALO DA MEIA-NOITE – BAIRRO CAIARI
Datas das Pré-Carnavalescas: 09 – 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 11 de Fevereiro de 2010
Local: Terreiro do Galo – Rua Rogério Weber entre P. Machado e D. Caxias
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO ATÉ QUE A NOITE VIRE DIA – BAIRRO MOCAMBO
Datas das Pré-Carnavalescas: 08 – 15 – 22 – 29 (Janeiro)
Desfile Oficial: Dia 06 de Fevereiro de 2010
Local: Praça São José do Mocambo
Horário: A partir das 18:00 horas


BANDA DOS IMIGRANTES – Concentração no Bairro Caiari
Obs. O Bloco não faz Pré-Carnavalescas
Desfile Oficial: Dia 05 de Fevereiro de 2010
Concentração: Rua Pinheiro Machado c/ Presidente Dutra


BLOCO CANTO DA CORUJA – BAIRRO AREAL
Datas das Pré-Carnavalescas: 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 12 de Fevereiro de 2010
Local: Rua 13 de Setembro – Atrás da Igreja N. S. Fátima (Areal)
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO US DY PHORA – BAIRRO AREAL
Datas das Pré-Carnavalescas: 09 – 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 12 de Fevereiro de 2010
Local: Rua 13 de Setembro – Atrás da Igreja N. S. Fátima (Areal)
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO DO ALHO
Datas das Pré-Carnavalescas: 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 12 de Fevereiro de 2010
Local: Rua Duque de Caxias, entre R. Weber e Presid. Dutra
Horário: A partir das 18:00 horas


BANDA DO VAI QUEM QUER - CENTRO
Obs. O Bloco não faz Pré-Carnavalescas
Desfile Oficial: Dia 13 de Fevereiro de 2010
Concentração: Rua Carlos Gomes c/ Rogério Weber – Praça das Caixas D´água


BLOCO TAPEREBÁ – ZONA SUL
Datas das Pré-Carnavalescas: 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 12 de Fevereiro de 2010
Local: Campo do Abobrão
Horário: A partir das 13:00 horas


BLOCO FURACÃO DA ZONA SUL
Datas das Pré-Carnavalescas: 09 – 23 – 30 (Janeiro)
Desfile Oficial: Dia 07 de Fevereiro de 2010
Local: Av. Jatuarana
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO RIO KAIARY – BAIRRO CAIARI
Datas das Pré-Carnavalescas: 15 – 22 – 29 (Janeiro) e 05 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 14 de Fevereiro de 2010
Local: Av. Pinheiro Machado c/ Presidente Dutra
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO MURUPI – BAIRRO CAIARI
Datas das Pré-Carnavalescas: 07 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 14 de Fevereiro de 2010
Local: Av. Pinheiro Machado c/ Presidente Dutra
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO JATUARANA SUL - ZONA SUL
Datas das Pré-Carnavalescas: 09 - 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 15 de Fevereiro de 2010
Local: Av. Jatuarana
Horário: A partir das 12:00 horas


BLOCO CALIXTO & CIA -
Datas das Pré-Carnavalescas: 16 – 23 – 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 15 de Fevereiro de 2010
Local: Rua Jaci Paraná c/ Brasília
Horário: A partir das 18:00 horas


BLOCO JEGUE DO SANTO ANTÔNIO – Conj. St. Antônio
Datas das Pré-Carnavalescas: 30 (Janeiro) e 06 (Fevereiro)
Desfile Oficial: Dia 14 de Fevereiro de 2010
Local: Conjunto Santo Antônio
Horário: A partir das 15:00 horas


BLOCO RAÇA NEGRA
Obs. O Bloco não faz Pré-Carnavalescas
Desfile Oficial: Dia 15 de Fevereiro de 2010
Concentração: Rua Pinheiro Machado c/ Presidente Dutra


BLOCO PIRARUCU DO MADEIRA - BAIRROS CAIARI/ARIGOLÂNDIA
Obs. O Bloco não faz Pré-Carnavalescas
Desfile Oficial: Dia 16 de Fevereiro de 2010
Concentração: Rua Duque de Caxias c/ Rui Barbosa
Horário: A partir Das 12:00 Horas


BLOCO CARNALESTE - ZONA LESTE
Datas das Pré-Carnavalescas: 10 - 17 - 24 – 31 (Janeiro) e 06 (Fevereiro) Feijoada do Bloco
Desfile Oficial: Dia 16 de Fevereiro de 2010
Local: Rua José Amador dos Reis - Zona Leste
Horário: A partir das 14:00 horas.


BLOCO CARNA REGGAE - ZONA LESTE
Obs. O Bloco não faz Pré-Carnavalescas
Desfile Oficial: Dia 16 de Fevereiro de 2010

Fonte: Assessoria do Galo

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

E lá vem o Carnaval (I)

* Por: Altair Santos (Tatá)

“a folia na pulsante, palpitante e cada vez mais miscigenada cidade porto, este ancoradouro onde atracam pierrots, colombinas e arlequins de etnias e tribos mil.”

Entre luzes e cantatas o refrão da hora é. A cidade exibe belos exemplares decorativos com a temática natalina. Que bom a cidade assim, pulsando na exata medida da auto-estima, do querer manifesto por parte das pessoas. Os brilhos do natal e o anúncio do novo ano escancaram os ziriguiduns e paticumbuns do próximo fevereiro. Já trepida n´alma e coração da pátria de Zé Pereira, uma batida cadenciada organizando aquele tradicional goela abaixo de peru, champagne e outras delícias dezembrinas. São os ventos de carnaval nos soprando os ouvidos. A essa altura do ano, nossos corpos já sedentos e naquela de me leva que eu vou, cedem ao apelo e, de pronto, somos marchas e frevos, sambas e requebros. É a mãe gentil fazendo ecoar, em nós, o seu nobre refrão ô abre alas que eu quero passar. Porto Velho já respira a atmosfera de um movimentado e efervescente carnaval, para o qual estima-se um considerável acréscimo no quesito demografia foliã. Certamente parte da grande mão-de-obra vinda de outros estados, para somar nas obras e outros empreendimentos em curso na capital e seu em torno, aproveitará as horas de folga ou o silêncio das máquinas para, brasileiramente, com tudo que tem direito, se esparramar no paraíso do confete e da serpentina. A se seguir o latim, fevereiro - o mês das purificações - por aqui será de intensa movimentação entre adeptos dionisianos, profetas e outros arautos, cada qual ao seu modo, fé e querer. O mosaico cotidiano da capital, no presente ciclo da energia, exibirá as faces da pluralidade étnica assim como fora no auge das jazidas submersas do Madeira e, também, como fora - e ainda é - na famigerada ceifa florestal vigente. Nós, os karipunas da resistência, viúvas de Waldemar Cachorro e Bola Sete, os órfãos de Leônidas Carol O´Chester e Babá, haveremos, como sempre, de redesenhar ao som marchas irreverentes e gingados de passistas valentes, os contornos do velho carnaval novo. Do passo marcado e previsível do Armando Holanda (periquito) com o inesquecível bloco Triângulo Não Morreu ao gigantismo imensurável da Banda do Vai Quem Quer, a cidade vê-se ás voltas entre a tradição e a explosiva participação. O carnaval já ri na cara da cidade, antes mesmo de rompermos as agendas e os tintins natalinos. Ao folião e foliã, cumpre recarregar as energias e pautar: baile municipal, ensaios e desfiles dos blocos escolas de samba, além de alguns eventos de clubes (os bailes de salão) que mexem com o interesse dos brincantes. Há se estimar pelo grande quantitativo humano pulando e se divertindo, ou mesmo que pouco se envolve diretamente, o carnaval altera o metabolismo urbano da cidade, gerando divisas, aquecendo o turismo cultural, exalando cultura popular pra todo lado, se dizendo grandioso e em crescimento na miscigenada cidade porto que no mesmo diapasão, cresce e se desenvolve.

(*) O autor é músico e Presidente da Fundação Cultural Iaripuna