sexta-feira, 2 de abril de 2010

ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO – NOVA JERUSALÉM - PERNAMBUCO

Das ruas para o maior teatro ao ar livre do mundo, assim começou a ser encenado o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém.

Era 1951 e o comerciante Epaminondas Mendonça teve a ideia de realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

A inspiração partiu após ler em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau realizavam uma apresentação semelhante.

Enquanto Epaminondas atraia hóspedes para o hotel da família e movimentava o comércio local, Sebastiana, sua esposa, de veia artística cultural e teatral, cuidava da direção do espetáculo.

De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que juntos contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local.

Mais no ano de 1956, Plínio Pacheco chega a Fazenda Nova e encanta-se pela bela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas.

O romance intensificou e logo se casaram. Plínio passa a escrever os textos da peça e a cuidar da direção.

As encenações seguem até 1962 quando, após ter tido a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém, Plínio Pacheco decide colocar em prática.

Porém, o plano só veio a se concretizar em 1968, sendo realizada a primeira apresentação.

Desde então são 42 anos de representações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores do Brasil e do mundo.

Dentro das monumentais muralhas de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) prepara-se para a realização da 43ª temporada da Paixão de Cristo. A passagem mais conhecida da história da humanidade tornou-se, há mais de quatro décadas, um dos maiores acontecimentos teatral do Brasil. Com 100 mil m², a cidade-teatro, obra idealizada e construída por Plínio Pacheco, fica a 180 Km de distância do Recife.

O maior teatro ao ar livre do mundo e a Paixão de Cristo nele encenada tornaram-se, neste ano, Patrimônio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. Empenhada em melhorar a qualidade, a STFN traz as apresentações de 2010, que serão realizadas entre os dias 26 de março e 3 de abril, grandes melhorias no sistema de iluminação cênica e a re-instalação geral do moderno sistema de som, que foi utilizado experimentalmente no ano passado. Além da renovação geral das 800 peças do figurino e adereços. Um espetáculo único, encantador e muito especial.

Porém a grande novidade é um dia a mais de apresentação. A sexta-feira, dia 26 de março, será dedicada especificamente às pessoas idosas e com dificuldades de locomoção. Para isso serão disponibilizados 5 mil ingressos, 200 cadeiras de rodas e ainda uma pessoa capacitada a conduzir cada cadeirante. A primeira noite também estará aberta ao público em geral. E já nos dias seguintes será reservado um espaço na platéia com 50 cadeiras, todas com um acompanhante a disposição.

Com um elenco de empolgar e emocionar multidões, a Paixão de Cristo traz para 2010 grandes atores da cena nacional nos principais personagens. Esta ano, Jesus será interpretado por Eriberto Leão.

Nascido em São José dos Campos, o ator de 37 anos, viverá, pela segunda vez, o Filho de Deus em Nova Jerusalém, tendo feito sua primeira interpretação em 2005. Também estarão no elenco os globais Suzana Vieira vivendo Maria, Mauro Mendonça, que interpreta Herodes, Paulo César Grande como Pilatos e Dig Dutra no papel de Madalena.


A Paixão de Cristo emociona turistas do Brasil e do mundo

Assistida por mais de dois milhões e meio de pessoas, a cidade-teatro encanta turistas nacionais e internacionais. Ao todo são nove palcos cercados por uma muralha de 3.500 m e 70 torres. Todas as noites, em pouco mais de duas horas, a multidão segue os passos de Jesus e seus seguidores. Sob o céu estrelado do agreste pernambucano, o realismo das cenas, da fisionomia e dos trajes dos personagens, transformam meros espectadores em figurantes massivos.

A grande história de fé, esperança e emoção tem público médio diário de 8.000 pessoas e é contada por 60 renomados atores da Região Nordeste e da Rede Globo, além de mais 500 figurantes. Outro ponto forte da encenação é a infra-estrutura técnica. Som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos especiais e um elaborado figurino. A cada renovação, mudança de cenários, novos atores e equipamentos atualizados, uma nova emoção é despertada nos visitantes. Por isso, muitas pessoas que já assistiram voltam à Nova Jerusalém. Venha você fazer parte do maior espetáculo da Terra.

Números do espetáculo de Nova Jerusalém

Em 42 anos de temporadas ininterruptas, realizadas na cidade-teatro de Nova Jerusalém, mais de 2 milhões de pessoas já assistiram e aprovaram o mega-espetáculo da Paixão de Cristo;

60 atores;

500 figurantes;

400 profissionais que formam as equipes de som, luz, restaurante, hospedagem, posto médico, segurança, contra-regra, guarda-roupa, administração e coordenação;

400 profissionais que formam as equipes de som, luz, restaurante, hospedagem, posto médico, segurança, contra-regra, guarda-roupa, administração e coordenação;

23,7 mil refeições são servidas a atores, figurantes e equipe nos dias de espetáculos e ensaios;

100 mil m² é a área total da cidade-teatro;

9 dias de espetáculo

860 refletores são utilizados para iluminar os cenários e platéias, num total de, aproximadamente, 1,29 milhão de watts de potência;

72 gabinetes de som digital de última geração com 150 mil watts de potência RMS;

800 figurinos fazem parte do guarda-roupa principal e roupas reservas;

13 catracas eletrônicas para dar acesso ao público;

AS IMAGENS DESTE EVENTO ESTÃO DISPOSTAS NA GALERIA DE FOTOS DO GALO.


Fonte: (site) novajerusalem.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário