quarta-feira, 10 de março de 2010

TEIA CULTURAL DA AMAZÔNIA - Rondônia tecendo a teia

Aconteceu em Belém(PA) de 04 a 07 de março a Teia Cultura Amazônica, evento este que reuniu grande parte dos pontos de cultura da região norte, foram contatados e inscritos 22 pontos de cultura de Rondônia no evento, pelo nosso Representante na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, “Raimundo Melo” que é Coordenador do Ponto de Cultura Art Total no município de Ariquemes, mas apenas 16 representantes se fizeram presentes no encontro.

O acontecimento foi providencial, para os presentes, ganharam mais conhecimentos sobre engrenagem de como funciona o Programa Cultura Viva, que tem diretamente em seu bojo os pontos de cultura, uma experiência que a cada dia ganha força, não pela sua maneira de beneficiar quem faz cultura, mais pela forma de como deve ser administrada, gerando protagonismo e emponderamento, essa administração inversa (SOCIEDADE x ESTADO) é a prática e a verdadeira concepção do Programa de Cultura Viva: Educação Cultura e Cidadania do Ministério da Cultura.

Na roda de conversa que contou com a participação de Célio Turino, Secretário de Cultura e Cidadania o Minc, de Dan Baron do (IDEA) Delson Cruz (Representante Regional Norte do Ministério da Cultura, aconteceu uma sinergia de idéias, momento importante de crescimento político cultural para os presentes.

Por Teia ? é algo, que tem várias partes que estão interligadas umas as outras, logo o entendimento que se tem é que os pontos são, pessoas que através de suas atividades estão interligadas com um único objetivo a valorização do ser humano por meio da cultura, hoje nossa teia de Rondônia está sendo tecida por, 30 (trinta) pontos de cultura que deverão se complementar para fortalecer a TEIA. Estão todos envolvidos pela mesma causa.

A programação contou várias atividades culturais entre elas: exposições literárias, grupos folclóricos, musicais, roda de carimbo, no Iaça e mostra audiovisual. Quanto as propostas apresentadas uma das mais debatidas foi o custo amazônico, ou seja a nossa realidade é diferente das demais regiões, os valores aqui são bem mais altos para fazer a circulação de um evento por causa das condições geográficas, os adereços tem um valor mais elevado, de forma que essas e outras proposta estão sistematizadas para a Teia Nacional que acontecerá em Fortaleza de 25 a 31 de março, denominada Teia Brasil Tambores Digitais, lá nossa rede será composta por 2000 representantes de Pontos de cultura de todo país, essa será a 4ª edição da teia Brasil mais isso é um outro capitulo.

Fonte: amazoniadventure.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário