quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Secel realiza Conferência Estadual de Cultura no interior do Estado

De 11 a 14 de março de 2010 representantes da cultura de todas as regiões do Brasil participam da II Conferência Nacional de Cultura em Brasília. Para eleger os delegados que representarão Rondônia nessa importante discussão sobre os rumos da cultura no Brasil, o Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) realiza, nos dias 4 e 5 de dezembro, a etapa estadual do debate.

Na Conferencia Estadual, a meta da Secel é ter representantes de todos os municípios e reunir as principais demandas de artistas e produtores culturais para o setor. Para isso a secretaria está assessorando os municípios na realização de suas conferências locais. “Disponibilizamos técnicos para orientar, acompanhar a produção e palestrar em todos os municípios do estado que tenham interesse em realizar a etapa municipal. Queremos ter na Conferência Nacional o maior número possível de representantes de Rondônia e para isso é preciso promover essa discussão de forma democrática e participativa no âmbito estadual”, explica Jucélis Freitas, secretário da Secel.
Ao todo 23 municípios já confirmaram a realização de suas conferências. A primeira foi essa semana em Chupinguaia. O município, com cerca de sete mil habitantes e 650 quilômetros de distância da capital, reuniu mais de 100 representantes da cultura local para debater os eixos temáticos da conferencia: Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural; Eixo II – Cultura, cidade e cidadania; Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável; Eixo IV – Cultura e economia criativa; Eixo V – Gestão e institucionalidade da cultura. “Tivemos a participação de acadêmicos, da sociedade civil, secretarias de educação e cultura, do legislativo municipal e dos distritos. Conseguimos despertar na comunidade os valores turísticos e culturais, materiais e imateriais, nos participantes”, destaca Luis Gouveia, gerente de Cultura da Secel.
Entre as demandas apresentadas na Conferência em Chupinguaia estão: criação de Conselhos, Fundos e Leis de Incentivo Municipais e Estaduais de Cultura.
As próximas conferências estão marcadas para dia 23/10 em Ariquemes com a participação de representantes de Cujubim, Alto Paraíso, Rio Crespo e Monte Negro; em Cacoal nos dias 27 e 28/10 com a participação de representantes do município de Alto Alegre do Parecis; e no Vale do Paraíso dia 28/10.
Mais informações: (69) 32165125

Fonte: A/I SECEL - Secretaria da Cultura, Esportes e Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário